Avançar para o conteúdo principal

Grupos Participantes

 

O Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande foi fundado em 05 de Junho de 1978, sendo um dos grupos do concelho de Guimarães mais consagrados, pela forma simples e fiel com que retrata as vivências dos seus antepassados, nos seus usos, costumes e tradições, fazendo-o sempre com o máximo respeito pelas mesmas.

As recolhas efetuadas e preservadas pelo grupo, permitem divulgar um genuíno trabalho de representatividade por todo o país, incluindo as ilhas, e no estrangeiro, onde já esteve em Espanha, França, Mónaco, Áustria, Alemanha, Hungria e Brasil.

Das diversas atividades culturais que organiza anualmente, destaca-se o Encontro de Reis e o Festival Internacional de Folclore.

É membro efetivo da Federação do Folclore Português, da Associação de Folclore e Etnografia de Guimarães e está inscrito no INATEL.

O Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande tem pugnado pelo folclore de raiz da sua região, quer nos trajes, nas danças, nos cantares e nas músicas, tendo-se afirmado como um dos mais credíveis intérpretes do folclore da região do Baixo Minho.



À semelhança da maioria das aldeias do planalto Mirandês, teve Fonte de Aldeia desde tempos imemoriais um grupo de pauliteiros (aliás o primeiro registo escrito sobre este tipo de dança alude precisamente a Fonte de Aldeia) que dançava especialmente na festa de Santa Bárbara, (festa de dança), percorrendo as ruas da aldeia pedindo esmola para a referida festa, e na qual o grupo é o organizador (mordomo) da festa. 

A partir de finais da década de 50 esta tradição deixou-se perder, vindo a ser recuperada em 1998 graças a um grupo de jovens orgulhosos da sua terra, tradição e cultura, determinados em aprender e mostrar ao mundo, esta dança tão característica das Terras de Miranda. 

No grande êxito desta recuperação, esteve sempre a ACReFA, a associação cultural e recreativa da aldeia, à qual o grupo esteve sempre ligado. 

Desde 2000 que o grupo se encontra ligado ao Galandum Galundaina, prestigiado grupo de música tradicional mirandesa, também ele constituído por filhos da terra. Desde o seu início, este grupo teve oportunidade de percorrer o país de norte a sul e ilhas com enumeras participações em programas televisivos. 

Conta ainda com diversos espetáculos na vizinha Espanha bem como na França, Alemanha, Bélgica, Croácia, Cuba e Macau.




Pedroso, freguesia de Vila Nova de Gaia, possui ainda hoje, muitos traços da lavoura tradicional, além de vários locais históricos, onde se destacam o milenar Mosteiro de Pedroso, de origem beneditina, ou o Santuário de Nossa Senhora da Saúde.

É desta bonita localidade que nos chega o Rancho Folclórico e Cultural Nª. Srª. do Monte de Pedroso  , que iremos receber com muito gosto, na noite do próximo dia 26 de julho, no palco de Vila Nova de Sande.

Fundado em 29 de setembro de 1985, o Rancho Folclórico e Cultural Nossa Senhora do Monte de Pedroso teve a sua origem num cortejo de oferendas realizado em benefício da Capela de Nossa Senhora do Monte, cuja construção data de 1903.

Este grupo procura representar com fidelidade, as tradições culturais das Terras de Santa Maria, região do Douro Litoral. É membro efetivo da Federação do Folclore Português, filiado na Fundação INATEL, sócio da Associação das Coletividades de Vila Nova de Gaia, e da Academia das Coletividades do Distrito do Porto.

Participa ativamente em festas, romarias e festivais, tendo já percorrido todo o país, incluindo as ilhas, participou no Programa "Praça da Alegria" da RTP, e efetuou deslocações a Espanha, Polónia, República Checa, França e Itália.

A cultura tradicional das Terras de Santa Maria voltam ao palco de Vila Nova de Sande, através deste nosso convidado, que já tinha participado na 16ª edição do nosso Festival, em 1997. 



O Rancho Etnográfico de Ribeirão foi fundado a 1 de julho de 1981 com o nome inicial de Rancho Folclórico e Etnográfico de São Mamede de Ribeirão. Em 1982, já com estatutos revisados, alterou a sede para o lugar de
Aldeia Nova, sempre na freguesia de Ribeirão.
Em 1984, o grupo formalizou a sua filiação na Federação do Folclore Português, inserindo-se na área etnográfica do Baixo Minho. Desde então, tem sido ativo na preservação da música, dança popular e trajes tradicionais da sua região.
Ao longo das décadas, o grupo consolidou-se através de várias iniciativas:
- Produção de um disco CD pela editora EMT, com repertório representativo do Baixo Minho;
- Organização dos seus próprios festivais de folclore anuais - por exemplo, o 35.º organizado mais recentemente;
- Participação ativa em eventos comunitários, como cantares de Reis no Salão Nobre da freguesia;
- Envolvimento com o artesanato regional, recriação de trajes tradicionais, recolha de canções e danças típicas.
Hoje, o Rancho  Etnográfico de Ribeirão continua a cumprir o seu objetivo de promover a etnografia local - danças, modas, cantares, trajes e música - mantendo viva a herança cultural do Baixo Minho.



Pela primeira vez, no palco de Vila Nova de Sande, iremos receber um representante desta nação da Península Balcânica.

O Ensemble “Nikola Jonkov Vapcarov” (Ансамбл Никола Јонков Вапцаров), foi fundado em 1978 nos arredores de Skopje, com o objetivo de preservar, valorizar e promover o folclore tradicional macedónio.

O grupo tornou-se numa referência na cena cultural da Macedónia do Norte, a nível nacional, e internacionalmente, participando regularmente em festivais internacionais.

O grupo tem sido reconhecido por inúmeras distinções e continua a cultivar o orgulho cultural macedónio, envolvendo novas gerações na transmissão de tradições, canções e danças ancestrais. 

Na noite do próximo dia 26, descubra connosco as fantásticas características da cultura tradicional da Macedónia do Norte.



E apresentamos o último grupo participante no nosso Festival 2025, que viajará desde as Caraíbas, mais propriamente de Guadalupe, departamento ultramarino da República Francesa.

Fundada em 1980, a escola de Dança Tradicional Viard Nouvelle preserva as danças, músicas e cantares da Guadalupe, honrando a memória dos antepassados e da própria ilha.

Com trajes autênticos, os seus espetáculos combinam histórias, coreografias e ritmos do tambor, celebrando a tradição guadalupense. 

Além de ensinar os mais jovens, leva a cultura guadalupense ao mundo, participando em festivais internacionais, promovendo o intercâmbio cultural e a valorização das tradições.

Está tão entusiasmado como nós, para conhecer esta cultura vibrante?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A APRESENTADORA

Nesta 42ª edição do Festival Internacional de Folclore Vila Nova de Sande 2025, voltamos a contar com a simpatia e o profissionalismo da já "nossa" Elsa Araújo. Obrigado Elsa, por no passado sábado, nos teres guiado nesta viagem alucinante da diversidade cultural do nosso Festival! ------------------ 𝐗𝐋𝐈𝐈 𝐅𝐞𝐬𝐭𝐢𝐯𝐚𝐥 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐅𝐨𝐥𝐜𝐥𝐨𝐫𝐞 𝐕𝐢𝐥𝐚 𝐍𝐨𝐯𝐚 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐧𝐝𝐞 𝟐𝟎𝟐𝟓 𝙊 𝙢𝙚𝙨𝙢𝙤 𝙋𝘼𝙇𝘾𝙊... 𝙣𝙤𝙫𝙖𝙨 𝙀𝙈𝙊ÇÕ𝙀𝙎! GRUPO FOLCLÓRICO DO CENTRO SOCIAL DE VILA NOVA DE SANDE  https://festivalvilanovadesande.blogspot.com/ #festivalvilanovadesande2025 #festivalinternacionaldefolclore #folclore #etnografia #partilhacultural #identidade #tradição #vilanovadesande #guimarães #grupofolclóricodocentrosocialdevilanovadesande

Rancho Etnográfico de Ribeirão, VILA NOVA DE FAMALICÃO

Bem mais de perto, de Vila Nova de Famalicão, recebemos os amigos do Rancho Etnográfico de Ribeirão. Uma presença e uma identidade cultural bem característica que agradou a todos os presentes! ------------------ 𝐗𝐋𝐈𝐈 𝐅𝐞𝐬𝐭𝐢𝐯𝐚𝐥 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐅𝐨𝐥𝐜𝐥𝐨𝐫𝐞 𝐕𝐢𝐥𝐚 𝐍𝐨𝐯𝐚 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐧𝐝𝐞 𝟐𝟎𝟐𝟓 𝙊 𝙢𝙚𝙨𝙢𝙤 𝙋𝘼𝙇𝘾𝙊... 𝙣𝙤𝙫𝙖𝙨 𝙀𝙈𝙊ÇÕ𝙀𝙎! GRUPO FOLCLÓRICO DO CENTRO SOCIAL DE VILA NOVA DE SANDE  https://festivalvilanovadesande.blogspot.com/ #festivalvilanovadesande2025 #festivalinternacionaldefolclore #folclore #etnografia #partilhacultural #identidade #tradição #vilanovadesande #guimarães #grupofolclóricodocentrosocialdevilanovadesande

Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande, GUIMARÃES

O grupo anfitrião e organizador do evento fez as honras da casa, e abriu a ordem de atuações dos grupos participantes na 42ª edição do Festival Internacional de Folclore de Vila Nova de Sande. Com o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande também subiu ao palco, o gosto por bem saber representar a cultura tradicional vimaranense, e o orgulho pela organização de mais um grande evento. ------------------- 𝐗𝐋𝐈𝐈 𝐅𝐞𝐬𝐭𝐢𝐯𝐚𝐥 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐅𝐨𝐥𝐜𝐥𝐨𝐫𝐞 𝐕𝐢𝐥𝐚 𝐍𝐨𝐯𝐚 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐧𝐝𝐞 𝟐𝟎𝟐𝟓 𝙊 𝙢𝙚𝙨𝙢𝙤 𝙋𝘼𝙇𝘾𝙊... 𝙣𝙤𝙫𝙖𝙨 𝙀𝙈𝙊ÇÕ𝙀𝙎! GRUPO FOLCLÓRICO DO CENTRO SOCIAL DE VILA NOVA DE SANDE  https://festivalvilanovadesande.blogspot.com/ #festivalvilanovadesande2025 #festivalinternacionaldefolclore #folclore #etnografia #partilhacultural #identidade #tradição #vilanovadesande #guimarães #grupofolclóricodocentrosocialdevilanovadesande